Prévia da Copa do Mundo 2006 - Espanha
Anúncios
Probabilidades definitivas: 14/1
Vencedores do Grupo H: 4/6
A Espanha, mais uma vez, é apontada como azarão para a Copa do Mundo e 2006 finalmente encerrará anos de decepção e esta geração de jogadores cumprirá seu potencial indiscutível, mas eles não vão. Apesar de todo o seu talento individual, eles nunca conseguem se motivar para enfrentar o desafio.
Eles são, é claro, os pilares da Copa do Mundo e 2006 será o seu oitavo torneio consecutivo para o qual se classificaram desde 1978.
As quartas de final são o máximo que chegaram desde então, então por que a obsessão de que isso seja “seu ano”?
A Espanha qualificou-se no “play-off” depois de terminar em segundo lugar no seu grupo com a Sérvia e Montenegro. A equipa de Luis Aragonés estava invicta em 10 jogos de qualificação, mas cinco empates e cinco vitórias significavam que precisavam de enfrentar a Eslováquia para garantir o seu lugar na Alemanha.
Tudo terminou depois da primeira mão, com a Espanha a vencer por 5-1 antes de empatar 1-1 na segunda mão e vencer por 6-2 no total.
Talvez a causa desse otimismo esteja no gerente. Sob o comando de Aragonés, a Espanha está invicta há 18 jogos desde que assumiu o comando em julho de 2004, embora os jogadores também devam ter algum crédito.
A Espanha descobriu um verdadeiro talento ofensivo em Fernando Torres. O atacante do Atlético de Madrid, de 21 anos, foi o quarto artilheiro da zona de qualificação europeia com sete gols e é alvo tanto do Arsenal quanto do Chelsea.
Torres é visto como o sucessor natural do jogador de campo mais internacional da Espanha e maior artilheiro de todos os tempos, Raúl.
Aos 28 anos, Raul deve estar no auge para as finais, mas uma lesão no ligamento cruzado do joelho sofrida em novembro levanta questões sobre o quão influente ele será.
Mais uma desculpa para um torneio potencialmente insatisfatório?
A eliminatória de setembro contra a Sérvia e Montenegro estabeleceu um novo recorde, pois foi a primeira vez que um clube estrangeiro, o Liverpool, teve mais representantes na seleção nacional do que qualquer clube espanhol.
Irão nomes como José Reina, Xabi Alonso e Luis Garcia transferir para o grande palco as suas excelentes atuações no clube?
Enquanto Fernando Morientes, com cinco gols em sete partidas da Copa do Mundo, significa que ele é uma ameaça, embora sua forma doméstica tenha sido um pouco indiferente.
Aposta recomendada
Os notórios fracassados enfrentam uma difícil perspectiva de jogo de abertura na Ucrânia e precisarão se atualizar para as duas partidas restantes, que devem vencer.
O jogo de abertura também será a primeira aparição da Ucrânia em Copas do Mundo e, com ambas as equipes querendo evitar a derrota, um empate é o resultado provável.
Sorteio Espanha x Ucrânia @ 5/11
Categorias
Copa do Mundo