Curiosidades da Copa do Mundo

Anúncios

A Copa do Mundo FIFA 2010 será uma bola! Todos os anos, os melhores times de futebol de todos os cantos do mundo competem no maior evento esportivo da Terra.

Este ano, o torneio será realizado na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho. Aqui estão alguns fatos fascinantes sobre o torneio que está ocorrendo neste ano e no passado:

1. O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 se chama Zakumi.

Zakumi é um leopardo humanizado com cabelo verde. O nome é uma mistura da abreviatura internacional da África do Sul (ZA) e a palavra “kumi”. Em várias línguas africanas, a palavra “kumi” é traduzida para o inglês como o número dez.

As cores do mascote, amarelo e verde, também marcam presença no centro da bandeira sul-africana.

O aniversário de Zakumi é no dia da letra vermelha sul-africana: Dia da Juventude. Além disso, a data de nascimento de Zakumi (1994) significa as primeiras eleições nacionais não raciais na África do Sul.

2. Apenas duas Copas do Mundo terão sido fora das Américas e da Europa.

As exceções foram em 2002 (Coreia do Sul/Japão) e em 2010 (África do Sul).

3. A Europa e a América do Sul dominaram o Evento.

Na verdade, os países europeus venceram o torneio nove vezes, enquanto os países sul-americanos também venceram um total de nove vezes. Curiosamente, um país europeu nunca se sagrou campeão da Copa do Mundo em uma disputada fora da Europa.

A menos que você tenha vivido toda a sua vida sob uma rocha, provavelmente sabe que o Brasil é uma das potências do futebol mundial. Portanto, não é de surpreender que o país tenha conquistado o recorde de cinco Copas do Mundo, mas a Itália está fechada atrás, com quatro campeonatos próprios.

A Alemanha (Oeste) vem a seguir, com um total de três títulos mundiais. Enquanto isso, Uruguai e Argentina têm dois campeonatos. E, finalmente, Inglaterra e França venceram o torneio uma vez.

4. Os jogadores mais novos e mais velhos tinham 17 e 42 anos, respectivamente.

O jogador mais jovem da Copa do Mundo foi Norman Whiteside (Irlanda), que tinha apenas 17 anos/41 dias quando jogou em 1982. Enquanto isso, Roger Milla (Camarões) tinha 42 anos/39 dias quando entrou em campo em 1994.

5. O maior artilheiro da história da Copa do Mundo foi um francês.

Em 1958, Just Fontaine da França marcou impressionantes 13 pontos durante o torneio, com média de pouco mais de dois pontos por jogo. O segundo maior artilheiro de todos os tempos foi Sandor Kocsis, da Hungria.

Com fome de gols, em 1954 ele somou 11 pontos no total durante o torneio, em cinco jogos. E o terceiro maior artilheiro de todos os tempos foi Gerd Muller, da Alemanha Ocidental.

Em 1970 ele marcou 10 pontos em seis jogos.

6. Dois jogadores marcaram em quatro finais consecutivas da Copa do Mundo.

Curiosamente, os dois jogadores marcaram nas mesmas Copas do Mundo. Pelé (Brasil) e Uwe Seeler (Alemanha Ocidental) marcaram nas finais de 1958, 1962, 1966 e 1970.

Como sempre, o Torneio de 2010 será um evento emocionante.

Além de assistir a ação emocionante no campo de futebol, fique de olho no livro dos recordes para ver se algum recorde foi quebrado.


Carlos Leme • 19 de Novembro de 2022

Categorias