Marketing digital e o surgimento da publicidade on-line

Anúncios

“O futuro da publicidade é a Internet” – Bill Gates

Considerado um dos homens mais inteligentes do mundo, Bill Gates não poderia ter colocado as coisas de maneira mais clara. O Marketing Digital tomou o campo do próprio marketing em uma direção que muitos não previam há algum tempo.

A onipresença de dispositivos de internet e conectividade de mídia social tornou este campo um negócio de publicidade indispensável hoje.

No início, isso parece um conceito bastante fácil. A promoção de produtos e serviços online por meio de compartilhamento ponto a ponto e outras estratégias parece bastante simples de entender, mas notoriamente difícil de implementar.

Antes de mergulhar nas técnicas e estratégias, a pergunta é: O que é marketing digital?

O essencial do marketing digital

A comercialização de qualquer produto ou serviço em um meio digital é chamada de marketing digital. O meio pode ser computadores, telemóveis, tablets ou mesmo iPods.

Há uma razão pela qual esse marketing superou a publicidade tradicional. Em televisões e outdoors, a publicidade é uma via de mão única.

Os clientes não têm uma plataforma para se comunicar com os fabricantes e as próprias empresas. Essa lacuna na comunicação é eliminada pela internet.

As plataformas online que vendem produtos como Amazon e Flipkart classificam os produtos com base nas avaliações dos consumidores e permitem que os clientes façam análises detalhadas sobre o produto em questão.

Isso cria uma linha direta de comunicação entre consumidores e fabricantes, pois o último é capaz de entender o que o primeiro realmente precisa.

Estratégias e Técnicas

Como mencionado acima, o marketing digital pode parecer simples, mas envolve uma grande quantidade de planejamento. Algumas técnicas utilizadas pelos indivíduos para aumentar a visibilidade online de um site são mencionadas abaixo:

1. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO): É um conjunto de diretrizes definidas pelos mecanismos de pesquisa que, se seguidas, resultam em uma posição mais elevada de um site no Search Engine Page Rankings (SERP). Essas diretrizes incluem fatores como densidade de palavras-chave, backlinking, autoridade de domínio, etc.

2. Search Engine Marketing (SEM): Embora o SEO seja um subconjunto do SEM, muitos especialistas usam o SEM ao falar sobre publicidade paga online. Para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa, as empresas geralmente compram determinadas palavras-chave nos mecanismos de pesquisa. O SEM lida apenas com resultados pagos, enquanto o SEO trata de resultados não pagos e orgânicos.

3. Marketing de mídia social: Ver uma parcela da audiência online em sites de mídia social, formar um sólido plano de marketing de mídia social tornou-se essencial para as estratégias de marketing digital das empresas. Usar postagens de tendências e segmentar grupos específicos de pessoas on-line que possam se interessar por um produto oferecido por uma empresa são apenas algumas maneiras de promover produtos nas mídias sociais.

O legado do marketing digital

Embora não haja como negar a importância da mídia digital, chegará um momento em que as empresas terão que mudar sua abordagem mais uma vez. Marketing é um campo muito dinâmico. Considerando a natureza orgânica do público online, é seguro presumir que a maré mudará em breve. Ainda não se sabe se o marketing digital escolhe nadar ou se afogar.


Samantha Trindade • 18 de Novembro de 2022

Categorias